quinta-feira, 29 de julho de 2010

...

Vamos falarvos agora ....
... de dinossauros e répteis muito antigos!!

Longisquama


Era uma espécvie de lagarto que vivia nas costas da Ásia há 200 milhões de anos e refugiava-se dos seus perseguidores na água, embora não fosse um bom nadador. Mostrava desde o pescoço até ao ínicio da cauda uma enorme crista dividida em longas tiras separadas entre si.




  • Era muito abundante e de tamanho pequeno:

Media apenas cerca de 15 cêntimetros

Millereta


Era um pequeno réptil parecido com um lagarto que viveu a mais de 250 milhões de anos onde hoje se situa a Africa do Sul. Media cerca de 50 cêntimetros. Tinha as mãos com cinco dedos, cada um dos quais terminados em garras. A cabeça era proporcionalmente grande e a cauda comprida.




  • Era muito ágil e alimentava-se de insectos.

Gorgonopsianos


Significa "réptil terrivel" e muitos peritos afirmavam que nunca existiu e que não senão o Albertossauro. Parece que o primeiro nome deste réptil muito antigo foi Gorgossauro. Tinha uma boca muito grande armada de alguns dentes grandes e afiados.




  • Foi o maior caçador da sua época, possivelmente porque era muito rápido, apesar do seu corpo maciço.

Diictodonte


É um dos répteis mais antigos do tamanho de um cão grande. A sua boca terminava num bico provido de dentes laterais curvos que lhe permitiam recolheros vegetais dos quais se alimentava. O corpo era grande, as quatro patas do mesmo comprimento e a cauda curta, de menor comprimento do que o corpo.




  • É um réptil ainda mais antigo que os dinaussauros.

terça-feira, 27 de julho de 2010

...

Agora vou falar-vos de 5 aves.

Abutre


É uma ave descendente de outras aves semelhantes ás aguias e, como se alimenta de cadáveres, é necrófaga. Customa ser muito grande e tem a cabeça nua e o bico curvo. Para se localizar o alimento serve-se da sua imcomparável capacidade de planar e da sua vista exelente, embora haja alguns abutres-americanos que se orientam pelo olfacto.







  • Podem voar tão alto que um abutre-comum chocou com um avião que voava a 11 277 metros de altitude.

Mocho


É uma da ave rapina nocturna, de tamanho pequeno médio, corpo rechonchudo e cabeça arredondada. A íris dos seus grandes olhos é amarela e tem pálpebras móveis. Embora possa ser visto durante o dia, alimenta-se de roedores, insectos, répteis e passaros, que caça sobretudo no crepúsculo e na alvorada. Vive tanto na floresta como no campo. Faz o seu ninho em cavidades de florestas velhas.




  • Se alguem se aproxima dele, incha e agita com a cabeça com um movimento vertical, sem mover o resto do corpo, e depois de pestanejar e girar a cabeça, começa o voo.

Chapim


É uma ave que vive em quase todo o mundo e canta melodiosamente. É pequeno, tem um bico curto e afiado e existem variadades com a plumagem de muitas cores, embora outras tenham a plumagem pouco colorida. O champi comum, frequente na Europa, mede cerca de 14 centímetros, tem o ventre de cor amarela e uma franja preta no abdómen.




  • Customa fazer o ninho na concavidade de uma árvore, de uma rocha, de uma parede, numa toca abandonada ou nos ninhos artificiais que lhes oferecem os amigos dos animais.

Ave-do-paraíso

Os machos caracterizam-se pela sua maravilhosa plumagem, enquanto que as fêmeas e os jovens têm uma cor que passa despercebida, o que os defende dos seus inimigos. Vivem na Nova Guìne e nas ilhas vizinhas. Comem de tudo, sobretudo frutas e insectos.




  • O macho que quer conquistar um fêmea tem de lhe demonstrar que é um bom construtor de ninho

Morcegos


Os morcegos são os únicos mamifêros que conseguem voar. Em vez das patas da frente, possuem asas.Eles não andam com as patas de trás, mas usam-nas para se pendurar da
cabeça para baixo.

Morcegos empoleirados

A maioria dos morcegos são animais nocturnos, o que significa que se encontram activos durante a noite. Dormem durante o dia, pendurados pelos pés nas paredes das cavernas, edifícios e árvores. Nesta altura, diz-se que estão «empoleirados».

A cerca de 1000 espécies,ou tipos e morcegos.

...

Agora vamos falarvos sobre alguns animais domésticos.

Hamster

O Hamster-dourado é um dos animais preferidos pelas crianças. È carinhoso, mas gosta de fugir da sua gaiola. Da a luz várias vezes ao ano até 18 crias.




  • Guarda e tranporta os cereais de que se alimenta numas bolsas que possui nas bochechas, chamadas faceiras, e que incham como balões.

Periquito

É um animal de gaiola mais popular em todo o mundo. Originário da Austráilia, é um papagaio pequeno, que na Natureza é esverdeado com as asas e o dorso raiados de pardo-escuro, a cabeça amarela e a cauda muito comprida. As variadades domésticas apresentam plumagens que vão do branco ao azul.

  • O maior periquito é o de Santo Domingo, que atinge 30 cm de comprimento.

...

Agora vamos apresentar aguma apresentação de quatros animais de 6 animais da família do Canguro. Um deles é o meu animal preferido.

Sarigueia


É um opossum de tamanho maior que o comum, pois pode chegar a medir mais de um metro se incluirmos a caude de meio metro. Os pés têm cinco dedos, quatro dos quais são promovidos de garras e o quinto ddo óponivel aos outros. É o único marsupial verdadeiramente aquático, com as patas posteriores palmìpedes, e vive nos rios e lagos desde México até Argentina.



As maiores podem planar até 100 metros e fazem-se de mortas quando se sentem ameaçadas.

Opossum - cinzento


Mede 1o cm de comprimento e é facilmente domesticado quando tem menos de 5 meses. Deve-se mantê-lo em aquário ou terrário, com fundo de tiras de papel ou aparas, uma caixa para se esconder e uma roda para que faça exercício, mas nâo tolera a companhia de outro opossum, com quem lutaria até a morte.




  • É o mamífero que mais profilera, pois dá a luz cerca de 30 crias de cada vez e fá-lo cinco ou seis vezes por anos.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Diabo-da-tasmânia


Vive apenas na ilha da Tasmânia, a sudoeste da Aústralua. É preto com manchas brancas no pescoço e pesa menos de 12 quilos. Procura a sua comida de noite e passa o dia no interior de luras ou escondido na mata cerrada.

  • Os agricultores australianos quase o exterminaram porque julgavam que eles se alimentava de aves de capoeira, embora hoje se saiba que se alimenta de animais pequenos e cadáveres porque é muito mau caçador.

O kuala


Em primeiro lugar quero dizer que o Kuala é o meu animal favorito (Joana). O Kuala originário da Aústralia, tem, comos os canguros uma bolsa chamada bolsa marsúpial onde guarda e transporta a cria enquanto é pequena. Com certa de 76 cm, tem uma cauda muito pequena, um corpo rechunchudo, uma pelagem espessa e suave e uma cabeça grande e redonda, com orelhas peludas também grandes a arredondadas.
  • O kuala é o animal mais dorminhoco:

Dorme 22 horas por dia.

domingo, 25 de julho de 2010

...

Agora falarvos um pouco de Répteis:

Tatu

Muito raro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



  • É um mamífero da família dos ursos formigueiros e das perguiças que vive na América e tem um comprimento que vai dos 15 centrimetos a 1 metro sem contar com a cauda. A sua couraça e constituida por pequenas placas ossêas cobertas de pele, e é dura como um corno de touro defendendo-o assim dos predadores. Gosta de caçar de noite insectos, vermes e pequenos vertebrados.



  • Algumas espécies podem enrolar-se até formarem uma bola completamente couraçada para proteger o seu adbómen.

Dragão de Komodo


É o maior lagarto do mundo, podendo atingir os 3 metros de comprimento, mas corre perigo de extinção por isso e um raça protegida. Vive em ilhas, como a de Komodo, na Indonésia, é caçador e necrófago e a sua mordedura e venenosa.




  • A perigosidade da mordedura do dragão de Komodo deve-se as bactérias daninhas que existem na sua boca.

Anaconda


Pertence a família da boa e é uma das maiores e mais fortes serpentes do mundo. Um adulto grande pode medir 7 metros e pesar 107 quilos. Vive nos rios das Guianas e do Brasil.



  • No Orionco foi encontrada uma anaconda morta que media 11 metros e meio.

Basilisco


O Basilisco é um réptil inofensivo, apesar do seu aspecto feroz. Embora caminhe devagar consegue correr muito depressa sobre as patas traseiras mesmo sobre agua. É herbívoro, vive quase todo o tempo nas árvores e tem um longa e delgada cauda que parece um chicote.



  • Na idade média acreditava-se que matava com a respiração e com o olhar.

...

Vou falarvos agora um pouco sobre o Lusitano

Os Lusitanos


É uma das melhores e mais conheçidas raças de cavalos! Mas ainda tem muitas coisas por revelar!! O cavalo Lusitano treinado nos movimentos sostificados da Alta Escola é admirado em belas exbições, inspiradas na tradição equestre barroca.



  • Raça: O cavalo Lusitano tem a mesma origem do cavalo Andaluz. Ambos eram conhecidos « Cavalo Ibérico ou Peninsular». Têm algumas semelhanças mas o cavalo Lusitanod distigue-se por uma maior funcionalidade.






  • Caracteristicas: O Cavalo Lusitano é aclamado de inteligente, corajoso, nobre, generoso e dócil. Funcionalmente destacaram-se a agilidade e os movimentos elevados